O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tem vigência até 31 de dezembro deste ano. Após essa data, o regime de cooperação ficará extinto, podendo comprometer gravemente o financiamento da educação em todo país.
Se o Fundeb não for votado no primeiro semestre deste ano, o Brasil corre o risco de não renovar esse fundo a tempo de garantir o financiamento da educação básica pública em 2021. Estudo do DIEESE aponta que sem o Fundeb, 94% dos alunos da educação básica serão prejudicados. Isso significa que mais de 20 milhões de estudantes serão afetados, caso o governo não renove o fundo.
Diante deste iminente risco de colapso da educação brasileira, o Conselho Federal de Psicologia (CFP), o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e diversas entidades da Psicologia e do Serviço Social estão juntos na mobilização em defesa do Fundeb e pela garantia da votação da PEC 15/2015 ainda no primeiro semestre de 2020.
Por isso, pedimos o seu apoio. Dialogue com os deputados federais do seu estado, envie mensagem aos parlamentares pedindo para VOTAREM O FUNDEB (PEC 15/2015) AINDA NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2020. Faça parte dessa mobilização!
PRESSIONE SEUS PARLAMENTARES, ENVIE UM E-MAIL PARA DEPUTADOS DO SEU ESTADO: https://site.cfp.org.br/votafundeb/
Fonte: Conselho Federal de Psicologia