ABRAPEE

Evento objetiva contribuir para a compreensão de como são constituídas as ações consideradas violentas

Comportamentos considerados agressivos, humilhantes ou de constrangimento de jovens, que recentemente apareceram nos meios de comunicação e são chamados de bullying, serão tema de um seminário na Câmara Municipal de São Paulo, no próximo dia 26 de setembro,  promovido pelo vereador Eliseu Gabriel em conjunto como   o  Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e o  Sindicato Dos Especialistas De Educação Do Ensino Público Municipal de SP (Sinesp).

O objetivo do evento, intitulado “Bullying???”, é contribuir para a compreensão de como são constituídas ações consideradas violentas, destacando-se as condições sociais, políticas e educacionais em que tais fatos acontecem, além de propor uma reflexão sobre princípios que devem fundamentar políticas públicas, que contribuam para enfrentar condições geradoras de ações violentas e de constrangimento.

Vários documentos, matérias em jornais e projetos de lei têm defendido a ideia de que nesses casos é necessário identificar o agressor e a vítima, para punir ações dessa natureza. Para discutir se seria este um fenômeno dos tempos modernos, se estariam nossos jovens, adolescentes e crianças mais violentas do que aqueles de gerações anteriores e o que estaria produzindo tais comportamentos, o seminário contará com três mesas redondas.

Com início previsto às 13h00 e término às 17h30, o seminário Bullying??? contará com a presença dos debatedores Roberto da Silva, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Carla Biancha Angelucci, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Zilda Iokoi, do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre a Intolerância – Faculdade de Filosofia, Letras e  Ciências e Letras – Universidade de São Paulo; e Marilene Proença, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

O seminário Bullying??? acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar), no dia 26 de setembro, das 13h00 às 17h30. Inscrições pelo site www.eliseugabriel.com.br

Apoiadores

Secretaria Municipal de Educação (SME), Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo (Apase), Centro do Professorado Paulista (CPP), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro SP).

Mais informações para a imprensa com Arismar Garcia Cel.: (11) 8540.2548e-mail: arismar.garcia@gmail.com